O AutoBus – Programação da Oferta efetua o dimensionamento de linhas de ônibus de maneira rápida e fácil. A partir de dados de pesquisas que definem o perfil temporal da demanda, acrescido de parâmetros de caracterização da demanda, nível de serviço e características operacionais desejadas, obtém-se a frota necessária à operação, além de programação de horários.
O sistema tem integração opcional com os módulos de “Cadastro” e “Fiscalização e Controle” do sistema AutoBus, possibilitando a utilização de dados cadastrais da linha, bem como dados de demanda obtidos do controle operacional. Os dados de demanda podem vir de pesquisas, processadas pelo módulo AutoBus – Pesquisas.
● Opcionalmente pode-se utilizar a demanda estimada por período, possibilitando o dimensionamento para novas linhas ou quando não existem pesquisas de terminal disponíveis
● Índices de demanda não catracada, para considerar demanda não manifesta por existência de terminais de integração ou evasão de demanda
● Índices de renovação que indicam o perfil espacial da demanda
Para o dimensionamento, os seguintes parâmetros podem ainda ser definidos:
● Definição dos períodos típicos de operação (definidos manualmente ou por intervalos fixos)
● Características para o dimensionamento por período, como índice de renovação (flutuação espacial da demanda), índice de demanda não catracada (levando-se em conta a evasão de passageiros)
● Nível de serviço por período, definido pela ocupação de projeto (densidade em pass./m2) e pelo intervalo máximo entre partidas
● Tempos de viagem, obtidos das pesquisas de demanda ou definidos exogenamente por período
● Definição do tipo de veículo (em termos de capacidade de assentos e área útil para passageiros em pé)
● Duração máxima de jornada dos veículos
● Horário de operação a ser programado, definindo-se o horário inicial (primeira viagem) e final da linha, e opção de forçar ou não as viagens para o início de cada período
● Intervalo máximo entre partidas, que define o nível de serviço mínimo para a linha
● Tempos de parada nos terminais, podendo ser constantes ou por período e sentido
● Opção de programar viagens de retorno (vazias), definindo-se os tempos constantes ou por período para cada sentido da linha
A demanda final utilizada no dimensionamento é automaticamente ajustada pelo sistema, a partir de dados das pesquisas, índices de demanda não catracada, índice de expansão da demanda e índice de renovação para cada período.
Os resultados obtidos compreendem:
● Resumo da programação com quantidade de viagens, frota necessária, tempos médios de percurso, intervalo máximo obtido, total de horas de operação, HVD, Km e custo total, demanda/dia, IPK, índice médio de renovação e lotação máxima prevista
● Resultados por período típico, incluindo total de passageiros, fluxo médio de passageiros por hora, viagens e intervalo programado
● Quadro de partidas (tabela horária de viagens) programadas, identificando carro a ser utilizado
Todos estes resultados podem ser facilmente consultados em tela, impressos em relatórios ou ainda exportados para formato dBase (DBF) acessível a aplicativos como Excel e Access.