A Geologística dispõe de uma ampla experiência no desenvolvimento e implantação de sistemas de programação e controle dos serviços de transporte, usando tecnologias modernas de otimização e georreferenciamento, e tendo como plataforma bancos de dados georreferenciados e algoritmos de simulação e otimização. Com a utilização de sistemas que programem suas viagens, aloquem os veículos de forma racional e monitorem os serviços, atinge-se alto grau de eficiência e qualidade na logística de distribuição ou prestação de serviços que envolvam deslocamentos.
Os sistemas de roteirização podem ser aplicados para rotas urbanas ou regionais, utilizando-se diretamente mapas usuais da rede viária, podendo considerar sentidos (mão de direção) e proibições de conversões, assim como velocidades por tipo de via e local, além de restrições de acessos para veículos pesados.
Estes sistemas permitem considerar restrições dos clientes quanto a horários de atendimento, peculiaridade das cargas, tempos de parada nos clientes e horário de funcionamento da frota de distribuição.
A frota pode ser heterogênea, sendo que o fator custo é parâmetro para a escolha do tipo de veículo mais adequado para cada rota, respeitando-se todas restrições de capacidade.
O sistema gera, assim, toda a programação de viagens, veículo a veículo com sequência de atendimento, estimativa de distâncias a serem percorridas e tempos previstos de viagem e paradas.
As aplicações são as mais variadas, desde distribuição de mercadorias, bebidas, documentos, coleta de lixo, serviços de coleta e entrega em geral, visitas de equipe especializada, rotas de venda, entre outras.