O estudo de mercado representa uma peça chave na definição de estratégia comercial de qualquer empresa. A Geologística também possui larga experiência neste tipo de estudo, qualquer que seja a dimensão do negócio. Pode-se estudar desde situações de comércio local até projetos que envolvam a atuação internacional.
A Geologística conta com bases de dados georreferenciadas sobre demanda de diferentes segmentos, podendo, ainda, agregar novas bases do próprio cliente, mantendo-se total sigilo destas. Também desenvolvemos pesquisas em fontes disponíveis de informações ou mesmo realizamos pesquisas de campo para coleta de novos dados.
Como ferramenta, a Geologística utiliza sistemas de informações geográficas (SIG), como o Maptitude para criar os bancos de dados georreferenciados e fazer análises especializadas da demanda e oferta, com a geração de mapas temáticos que permitam retratar a situação atual, tendências e cenários previstos. As ferramentas de análise utilizadas também contam com recursos como agregação de informações, criação de linha isócronas (tempos de acesso), mapas de densidade (ou temperatura de mercado), roteirização, matrizes de distâncias e otimização de localização de instalações.
Este tipo de estudo pode gerar resultados como:
● Onde estão meus clientes atuais;
● Onde estão os clientes potenciais;
● Onde estão os potenciais de incremento de vendas;
● Revisão de áreas de representantes, vendas ou distribuições;
● Políticas de frete;
● Faixas de CEP para ações de marketing;
● Escolha de melhor local para se instalar;
● Nível de presença espacial com relação aos locais dos clientes;
● Indicadores de desempenho e potencial.