A redução de custos com transporte de funcionários é uma necessidade constante das empresas como forma de garantir a qualidade deste benefício a seus colaboradores.
Como existe uma variação natural da demanda, gerada pelas admissões, demissões e alterações de endereços dos passageiros, a gestão deste serviço é de suma importância. Usualmente, as empresas delegam esta atividade às empresas de transporte. Entretanto, estas têm conflito de interesse, pois dificilmente sugerirão uma redução dos serviços, quer seja pela redução de linhas ou mesmo de itinerários.
A Geologística acumula grande experiência neste tipo de estudo. Com o uso do seu sistema Tropics e mapas digitais LogiMap , é possível, rapidamente, otimizar o planejamento das linhas de forma e usar a frota e quilometragem mínima, por turno de trabalho, respeitando-se as premissas de dimensionamento estabelecidas: distância máxima a pé até os pontos de parada, tempo máximo embarcado, tempo máximo de espera (no caso de junção de turnos).
O Tropics faz a otimização também dos locais de parada, selecionado uma quantidade mínima de paradas na linha, garantindo o limite de caminhada de cada passageiro, de forma a reduzir o percurso do veículo.
São definidos os itinerários, veículos utilizados, pontos de parada e passageiros embarcados em cada parada e, ainda, calculando-se os horários previstos de parada, tempos de percurso, quilometragem e custo.